Seguidores

domingo, 11 de julho de 2010

Etiquetas e os hábitos alimentares - JAPONESES

Postagem em homenagem a nossa Amiga Estrela de Orion


Shinji
saboreando sushis
Etiquetas e os hábitos alimentares


Muitos restaurantes já possuem cadeiras no estilo oriental e também um balcão os tradicionais zasbiki  que são um tipo de plataforma coberta com tatame  e mesas baixas. Antes de se dirigir para esse local tire os sapatos.  A maioria dos restaurantes tem diversos ambientes para o cliente escolher - com estilo ocidental, zasbiki e balcão.
No zasbiki as senhoras devem sentar no estilo senza que são com as pernas dobradas para traz . Os homens  podem sentar com as pernas cruzadas. Nos  locais onde oferecem sushis e agradável sentar no balcão para ver o trabalho do sushiman. Eu adoro  saborear os sahimis e também observar o minucioso trabalho do pessoal.


O pedido

Você sempre chama o garçom usando a palavra Sumimasen. No meu caso eu uso  demais essa palavra para tudo-  pedir licença, chamar caixa de supermercado.
Primeiramente peça as bebidas  caso não tenha cardápio, peça á la carte. Às vezes os cardápio apresentam-se também em inglês e eu já encontrei cardápios em espanhol.


Como usar os hashis

Eu estou há sete anos no Japão e não uso, pois sempre peço garfos nos restaurantes como e sou  atendida  prontamente. Somente uma vez numa feira que não tinham e  os japoneses falaram que eu tinha que aprender a  usar hashis, mas na minha bolsa sempre tem um estojo com meu garfo e assim saboreio meus pratos tranqüilamente. 
Quanto ao uso dos hashis quando não estiver usando deixe num prato mais baixo  ao lado sempre  deixando paralelamente. Cuidado para não cruzá- los. Não se deve apontar  enem gesticular  usando hashis. E jamais espetá-los num prato de arroz.

Os ruídos

Aqui é comum fazer ruídos ao ingerir macarrão   ou arroz  Alguns estrangeiros se recusam em imitar e vão se adaptando. Eu não faço ruídos, pois evito os pratos quentes pratos muito quentes. 

7 comentários:

  1. Rose,
    Uma postagem muito instrutiva e muito importante.
    Também no Brasil, ainda têm alguns restaurantes japoneses que seguem as normas tipicamente orientais, coms mesas baixas, almofadas ao chão, onde as pessoas devem tirar seus sapatos antes de adentrarem à sala de almoço.
    Os hashis também podem ser dispensados, mas não é nada elegante deixá-los dispostos de qualquer maneira ou ficar brincando com os mesmos.
    Gostei muito da sua postagem, e da sua homenagem.
    Obrigada.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rose,
    Sempre que voce aparece vem com um grande ensinamento, já lhe disse que sonho em conhecer o Japão, mas a cada postagem sua meu sonho aumenta. Obrigada pela delicadeza dos detalhes e carinho em nos mostrar como é um país de 1º mundo.
    Meu carinho

    ResponderExcluir
  3. Acho que no Brasil quem gosta da culinária japonesa já aprendeu os alguns costumes orientais. Eu já comia sushis e sashimis antes de virar moda pelas cidades. Quanto aos hashis, que bom saber que lá fora não é nada errado comer com talheres, que bom mesmo, eu uma vez fiquei muito chateada quando tomei um banho de molho shoyo porque o sushi escapuliu. Deve acontecer com muita gente. Sentar com pernas para trás, que barato, e eu era criticada dizendo que fazia mal! ahhhh devo ter um espiritio ancestral oriental!

    ResponderExcluir
  4. só naum curti a parte do ruidos
    naum suporto comer ao lado de algume q faz barulho ao comer
    eu num ia me dar pork isso me irrita ao extremo
    hehe tu bem espertinha né
    sempre com teu kit de sobrevivencia^^
    bjim

    ResponderExcluir
  5. SAUDAÇÕES!
    AMIGA ROSE:
    Um texto imprescindível a todos para não incorrer em gafes, afinal, se prevenir com informações dessa magnitude é procurar viver atualizado e bem!
    Ótimas dicas!
    Parabéns pela linda homenagem a nossa amiga Estela!
    Parabéns pela excelente matéria!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Nakamura, adoro comida japonesa e já virou hábito toda semana presenciar uma casa típica.

    Dentre os pratos prediletos estão Temaki Skin, hot roll, hothuramki e o sashimis de prego e salmão.

    Pratos saudáveis e deliciosos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rose, sobre os haashis eu sabia porque li a respeito outro dia, mas adorei saber coisas sobre o Japão. Nossa! Conhecer outra cultura é tudo de bom! Beijos!

    ResponderExcluir